Há bem pouco tive uma surpresa deveras agradável: ao consultar o site da FPO apercebi-me de que este foi completamente renovado!
É com muito agrado que constato que as mudanças foram substancialmente para melhor. Desde a organização, passando pelo aspecto e terminando nas novas funcionalidades, a FPO está de parabéns pelo novo site.
Há, no entanto, ainda alguns pormenores a melhorar. Por exemplo, ou eu estou a utilizar incorrectamente a página com lista de provas, ou então neste preciso momento esta tem um bug que impede a visualização de provas que já tenham decorrido, mesmo seleccionando a opção "eventos passados".
Em todo o caso, penso que é pertinente fazerem uma visita ao novo site, que podem encontrar no endereço habitual:
http://www.fpo.pt
Este blog pretende trazer até à comunidade cibernauta informações sobre esta modalidade de BTT
2007/03/12
2007/03/09
Ori-BTT de Penela: EXCLUSIVO - coordenadas GPS
Caros Leitores,
À semelhança do que foi disponibilizado por altura da prova de Trofa, o blog Ori-BTT tem o prazer de disponibilizar aos seus leitores as coordenadas GPS dos diversos pontos importantes desta prova.
A logística da prova de Penela vai, tanto quanto me pareceu, dividir-se por vários pontos diferentes. Como poderão confirmar no site oficial da prova, quer o secretariado quer as partidas terão lugar em sítios diferentes consoante os dias e as etapas. Como tal penso que as coordenadas GPS que o blog Ori-BTT disponibiliza possam ser úteis para os leitores.
As coordenadas GPS são disponibilizadas para os dispositivos (TomTom e Garmin) e software (Google Earth) mais populares:
Coordenadas para TomTom
Coordenadas para Garmin
Coordenadas para Google Earth
Caso tenham alguma dificuldade na utilização destes ficheiros, queiram por favor ler o artigo sobre as coordenadas GPS para a prova de Trofa.
Os pontos registados nestes ficheiros são os seguintes:
À semelhança do que foi disponibilizado por altura da prova de Trofa, o blog Ori-BTT tem o prazer de disponibilizar aos seus leitores as coordenadas GPS dos diversos pontos importantes desta prova.
A logística da prova de Penela vai, tanto quanto me pareceu, dividir-se por vários pontos diferentes. Como poderão confirmar no site oficial da prova, quer o secretariado quer as partidas terão lugar em sítios diferentes consoante os dias e as etapas. Como tal penso que as coordenadas GPS que o blog Ori-BTT disponibiliza possam ser úteis para os leitores.
As coordenadas GPS são disponibilizadas para os dispositivos (TomTom e Garmin) e software (Google Earth) mais populares:
Coordenadas para TomTom
Coordenadas para Garmin
Coordenadas para Google Earth
Caso tenham alguma dificuldade na utilização destes ficheiros, queiram por favor ler o artigo sobre as coordenadas GPS para a prova de Trofa.
Os pontos registados nestes ficheiros são os seguintes:
- Mercado de Penela:
- local para guardar as bicicletas de sábado para domingo
- Pavilhão Multiusos:
- solo duro
- secretariado sexta à noite
- secretariado sábado à tarde
- secretariado domingo de manhã
- concentração sábado à tarde
- concentração domingo de manhã
- Partidas (o ponto marcado é local de passagem, não é o local exacto):
- sábado à tarde
- domingo de manhã
- Biblioteca Municipal:
- assembleia geral da FPO (sábado às 14h00)
- Espinhal (não é o local exacto, o ponto indica apenas a localidade):
- secretariado sábado de manhã
- concentração sábado de manhã
- partidas de sábado de manhã
Notem, portanto, que o secretariado e as partidas terão lugares diferentes consoante as etapas.
Espero que estes pontos vos sejam úteis!
2007/03/08
Rescaldo da prova da OTA
03 | Fevereiro | 2007
Caros Leitores,
Deixo-vos com mais um rescaldo de uma prova. Desta vez a prova em questão é a prova da OTA.
Se tivesse que resumir a prova numa palavra, seria LAMA... foi a primeira vez que me debati com tanta lama no terreno, e foi também a primeira vez que senti as limitações dos travões v-brake. No entanto, por mais incómoda que fosse a lama, acabou por dar uma certa graça ao percurso.
A prova caracterizou-se muito pela sua extensão. Os primeiros pontos da estapa de sábado cruzavam praticamente o mapa dum extremo ao outro.
O terreno, ainda que bastante plano, ofereceu bastante resistência na progressão, devido à lama e às poças de água.
E por falar em poças de água, esta prova fez-me passar, na primeira pessoa, pela experiência de um OTB ("over-the-bar"), quando me aventurei a passar por cima duma poça de água. Ora acontece que a poça de água era na realidade um "poço" com cerca de um metro de profundidade, com lama no fundo. Assim que a roda da frente se enterrou no fundo da poça, fiz um mergulho de cabeça digno de 10 pontos nos jogos olímpicos! Ainda hoje me rio quando recordo esta proeza :).
Quanto à organização, não há nada muito sério a apontar. Aliás, no que toca aos pormenores de partidas e chegadas, não se poderia pedir mais. Houve, no entanto, algumas falhas no levantamento do terreno, com alguns caminhos por marcar.
Como sempre, termino o rescaldo com algumas imagens tiradas na prova:
O belo almoço antes da prova:

O frontal da organização:

O material à espera de ser usado:

Zona das partidas no primeiro dia:

A bela da fotografia de equipa!:


Um panorama do solo duro:

O complexo sistema de remoção de fumos do café contíguo ao pavilhão

Vista de um lago a meio do percurso:

Vídeo a caminho das partidas no 2º dia:
Caros Leitores,
Deixo-vos com mais um rescaldo de uma prova. Desta vez a prova em questão é a prova da OTA.
Se tivesse que resumir a prova numa palavra, seria LAMA... foi a primeira vez que me debati com tanta lama no terreno, e foi também a primeira vez que senti as limitações dos travões v-brake. No entanto, por mais incómoda que fosse a lama, acabou por dar uma certa graça ao percurso.
A prova caracterizou-se muito pela sua extensão. Os primeiros pontos da estapa de sábado cruzavam praticamente o mapa dum extremo ao outro.
O terreno, ainda que bastante plano, ofereceu bastante resistência na progressão, devido à lama e às poças de água.
E por falar em poças de água, esta prova fez-me passar, na primeira pessoa, pela experiência de um OTB ("over-the-bar"), quando me aventurei a passar por cima duma poça de água. Ora acontece que a poça de água era na realidade um "poço" com cerca de um metro de profundidade, com lama no fundo. Assim que a roda da frente se enterrou no fundo da poça, fiz um mergulho de cabeça digno de 10 pontos nos jogos olímpicos! Ainda hoje me rio quando recordo esta proeza :).
Quanto à organização, não há nada muito sério a apontar. Aliás, no que toca aos pormenores de partidas e chegadas, não se poderia pedir mais. Houve, no entanto, algumas falhas no levantamento do terreno, com alguns caminhos por marcar.
Como sempre, termino o rescaldo com algumas imagens tiradas na prova:
O belo almoço antes da prova:

O frontal da organização:

O material à espera de ser usado:

Zona das partidas no primeiro dia:


A bela da fotografia de equipa!:



Um panorama do solo duro:


O complexo sistema de remoção de fumos do café contíguo ao pavilhão

Vista de um lago a meio do percurso:


Vídeo a caminho das partidas no 2º dia:
2007/03/07
Rescaldo da prova do Cabo Espichel
Caros Leitores,
Após meses de ausência, volto a agilizar este espaço.
E como diz o ditado, mais vale tarde que nunca, pelo que deixo aqui o rescaldo da prova do Cabo Espichel (do que ainda me recordo :)).
Se houve algo que ficou na memória nesta prova, foi sem dúvida a paisagem. Parte do percurso fez-se ao longo da falésia, o que permitiu vislumbrar belas vistas.
Quanto à prova propriamente dita, penso que posso classificá-la com dificuldade média. O terreno tinha algumas descidas bem íngremes (compensadas por subidas com a mesma envergadura), mas no geral o terreno não foi demasiado acidentado (o que até é de estranhar, considerando toda a falésia onde a prova decorreu).
As decisões de orientação foram também elementos chave nesta prova, pois bastaria uma decisão menos acertada para descer mais do que o necessário.
Como pormenor à parte, esta foi a prova onde estreei a minha "máquina" com uma nova decoração, alusiva ao Blog, como poderão constatar nas imagens mais abaixo. Ficam aqui os agradecimentos ao Nuno Dias pela paciência e boa vontade na elaboração dos autocolantes!
E como uma imagem vale por mim palavras, deixo-vos com algumas fotografias que fui tirando ao longo da prova:
Os preparativos:

A nova decoração da "máquina":

O "conforto em andamento":

Algumas fotos na partida:


Paisagem junto à falésia:

Há que tomar coragem para a descida!:

Uns cavalos aguardávam-nos:

Junto ao cabo:

O "atleta":

Pormenor do mapa no suporte:

Estação meteorológica

E um vídeo para terminar:
Após meses de ausência, volto a agilizar este espaço.
E como diz o ditado, mais vale tarde que nunca, pelo que deixo aqui o rescaldo da prova do Cabo Espichel (do que ainda me recordo :)).
Se houve algo que ficou na memória nesta prova, foi sem dúvida a paisagem. Parte do percurso fez-se ao longo da falésia, o que permitiu vislumbrar belas vistas.
Quanto à prova propriamente dita, penso que posso classificá-la com dificuldade média. O terreno tinha algumas descidas bem íngremes (compensadas por subidas com a mesma envergadura), mas no geral o terreno não foi demasiado acidentado (o que até é de estranhar, considerando toda a falésia onde a prova decorreu).
As decisões de orientação foram também elementos chave nesta prova, pois bastaria uma decisão menos acertada para descer mais do que o necessário.
Como pormenor à parte, esta foi a prova onde estreei a minha "máquina" com uma nova decoração, alusiva ao Blog, como poderão constatar nas imagens mais abaixo. Ficam aqui os agradecimentos ao Nuno Dias pela paciência e boa vontade na elaboração dos autocolantes!
E como uma imagem vale por mim palavras, deixo-vos com algumas fotografias que fui tirando ao longo da prova:
Os preparativos:


A nova decoração da "máquina":



O "conforto em andamento":

Algumas fotos na partida:




Paisagem junto à falésia:


Há que tomar coragem para a descida!:

Uns cavalos aguardávam-nos:

Junto ao cabo:

O "atleta":

Pormenor do mapa no suporte:

Estação meteorológica

E um vídeo para terminar:
2006/11/24
Não vou à prova de Sintra :(
Caros leitores,
Esta é uma mensagem mais pessoal do que o normal... mesmo só para dizer que não vou estar presente na prova de Sintra :(.
Como aqueles que estão mais próximos de mim sabem, a minha vida deu uma volta de 180º e estas últimas semanas foram frenéticas com a adaptação, que ainda está a meio. Com isso não tive oportunidade de fazer a prova de Trofa, e agora, contra todas as minhas expectativas, vou falhar também a prova de Sintra.
Vale de consolo o facto de este ser um fim-de-semana com tempo péssimo, se bem que a camaradagem e a emoção do pedal serem mais do que pretextos suficientes para vencer quaisquer intempérides.
Seja como for, resta-me desejar boa sorte a todos os que vão participar na prova e esperar que na próxima eu lá consiga estar. Fica também a promessa de voltar às actualizações mais regulares do blog, quer com conteúdos mais técnicos, quer com conteúdos mais informativos sobre as provas.
Esta é uma mensagem mais pessoal do que o normal... mesmo só para dizer que não vou estar presente na prova de Sintra :(.
Como aqueles que estão mais próximos de mim sabem, a minha vida deu uma volta de 180º e estas últimas semanas foram frenéticas com a adaptação, que ainda está a meio. Com isso não tive oportunidade de fazer a prova de Trofa, e agora, contra todas as minhas expectativas, vou falhar também a prova de Sintra.
Vale de consolo o facto de este ser um fim-de-semana com tempo péssimo, se bem que a camaradagem e a emoção do pedal serem mais do que pretextos suficientes para vencer quaisquer intempérides.
Seja como for, resta-me desejar boa sorte a todos os que vão participar na prova e esperar que na próxima eu lá consiga estar. Fica também a promessa de voltar às actualizações mais regulares do blog, quer com conteúdos mais técnicos, quer com conteúdos mais informativos sobre as provas.
2006/11/04
Rescaldo da prova da Trofa - colaborem!
Caros leitores,
Estou em falta para convosco... infelizmente por motivos de ordem profissional não me pude deslocar à Trofa para a tão aguardada prova de OriBTT que se realizou nessa zona.
Pelo que já pude apurar em conversas casuais, tudo aponta para que tenha sido uma prova dura, com um desnível com "D" maiúsculo :).
Quanto ao rescaldo, se algum dos leitores quiser ajudar a completar este blog, pode por favor enviar-me a sua apreciação da prova para o endereço de email do blog, e se quiserem até podem enviar fotos, que posteriormente colocá-las-ei aqui.
Estou em falta para convosco... infelizmente por motivos de ordem profissional não me pude deslocar à Trofa para a tão aguardada prova de OriBTT que se realizou nessa zona.
Pelo que já pude apurar em conversas casuais, tudo aponta para que tenha sido uma prova dura, com um desnível com "D" maiúsculo :).
Quanto ao rescaldo, se algum dos leitores quiser ajudar a completar este blog, pode por favor enviar-me a sua apreciação da prova para o endereço de email do blog, e se quiserem até podem enviar fotos, que posteriormente colocá-las-ei aqui.
2006/10/14
Ori-BTT da Trofa: EXCLUSIVO localização GPS para os leitores
Caros leitores,
Um dos compromissos que eu assumi ao lançar este blog foi também o de fornecer as coordenadas GPS dos locais das provas, sempre que possível.
Graças ao Google Earth e à excelente informação que a organização desta prova fornece (falo do mapa detalhado da zona de concentração), consegui identificar as coordenadas exactas do local da prova.
Assim sendo disponibilizo desde já ficheiros que podem usar em conjunto com os equipamentos mais usuais de GPS.
A título de brincadeira eu criei vários waypoints com todos os pontos da zona de concentração ;).
Coordenadas para TomTom
Coordenadas para Garmin
Coordenadas para Google Earth
Para utilizarem o ficheiro para TomTom, devem descomprimir o ficheiro .ZIP que vos disponibilizo. Esse ficheiro .ZIP tem dois ficheiros lá dentro: um BMP e um .OV2.
O ficheiro .BMP é o ícone que é mostrado no mapa e que denuncia a localização dos pontos. O ficheiro .OV2 tem as coordenadas propriamente ditas.
Para porem isto a funcionar no TomTom basta colocar os dois ficheiros (.BMP e .OV2) na mesma pasta que o mapa. Para quem tem o Iberia Plus, a pasta é mesmo Iberia_Plus, na raíz do cartão de memória.
No caso do ficheiro para Garmin (.GPX), basta usarem um software da Garmin recente (MapSource) que permita o upload de waypoints (para quem não tiver a versão mais recente, consulte este link para mais informações sobre actualizações do software). A Garmin disponibiliza gratuitamente outra aplicação para o upload de waypoints, chamada POI Loader.
Por último, o ficheiro para o Google Earth não tem "ciência" nenhuma. É só abri-lo com o programa que ficam logo a ver no mapa onde estão os diferentes pontos.
NOTA: todos os ficheiros estão disponibilizados dentro dum ZIP. Eu podia ter disponibilizado os ficheiros .KML e .GPX directamente, só que o Internet Explorer reconhece-os e tenta abri-los sem dar a possibilidade de os gravar logo. Assim sendo bastar-vos-á descomprimir os ZIP para obterem os ficheiros que realmente necessitam.
Espero que estes ficheiros vos sejam úteis. Caso tenham alguma dúvida, por favor insiram um comentário nesta mensagem, ou em último recurso contactem-me pelo email oficial do blog.
Um dos compromissos que eu assumi ao lançar este blog foi também o de fornecer as coordenadas GPS dos locais das provas, sempre que possível.
Graças ao Google Earth e à excelente informação que a organização desta prova fornece (falo do mapa detalhado da zona de concentração), consegui identificar as coordenadas exactas do local da prova.
Assim sendo disponibilizo desde já ficheiros que podem usar em conjunto com os equipamentos mais usuais de GPS.
A título de brincadeira eu criei vários waypoints com todos os pontos da zona de concentração ;).
Coordenadas para TomTom
Coordenadas para Garmin
Coordenadas para Google Earth
Para utilizarem o ficheiro para TomTom, devem descomprimir o ficheiro .ZIP que vos disponibilizo. Esse ficheiro .ZIP tem dois ficheiros lá dentro: um BMP e um .OV2.
O ficheiro .BMP é o ícone que é mostrado no mapa e que denuncia a localização dos pontos. O ficheiro .OV2 tem as coordenadas propriamente ditas.
Para porem isto a funcionar no TomTom basta colocar os dois ficheiros (.BMP e .OV2) na mesma pasta que o mapa. Para quem tem o Iberia Plus, a pasta é mesmo Iberia_Plus, na raíz do cartão de memória.
No caso do ficheiro para Garmin (.GPX), basta usarem um software da Garmin recente (MapSource) que permita o upload de waypoints (para quem não tiver a versão mais recente, consulte este link para mais informações sobre actualizações do software). A Garmin disponibiliza gratuitamente outra aplicação para o upload de waypoints, chamada POI Loader.
Por último, o ficheiro para o Google Earth não tem "ciência" nenhuma. É só abri-lo com o programa que ficam logo a ver no mapa onde estão os diferentes pontos.
NOTA: todos os ficheiros estão disponibilizados dentro dum ZIP. Eu podia ter disponibilizado os ficheiros .KML e .GPX directamente, só que o Internet Explorer reconhece-os e tenta abri-los sem dar a possibilidade de os gravar logo. Assim sendo bastar-vos-á descomprimir os ZIP para obterem os ficheiros que realmente necessitam.
Espero que estes ficheiros vos sejam úteis. Caso tenham alguma dúvida, por favor insiram um comentário nesta mensagem, ou em último recurso contactem-me pelo email oficial do blog.
Prova Ori-BTT da Trofa, 28 e 29 de Outubro

Realiza-se nos próximos dias 28 e 29 de Outubro o 1º Troféu de Ori-BTT Cidade da Trofa.
Decorrendo na Serra de Covelas, os participantes irão percorrer as encostas e vales verdejantes deste jovem concelho, com uma geografia acidentada recortada por inúmeros regatos e ribeiros em que a vegetação, floresta de eucaliptos, surge intercalada por outras espécies e férteis campos de cultivo.
Prova de Orientação em BTT pontuável para a Taça de Portugal aberta a pessoas de qualquer idade, federadas ou não federadas, podendo participar individualmente ou em grupo, sendo os escalões de competição exclusivos a praticantes filiados na Federação Portuguesa de Orientação. Os participantes não federados apenas podem participar nas classes abertas.
Elementos da organização ajudarão os participantes com menos experiência em termos de Orientação, explicando os conceitos básicos da modalidade.
Lembro que as inscrições com desconto terminam já na próxima segunda-feira, dia 16.
Para mais informações consulte o endereço: 1º Troféu de Ori-BTT Cidade da Trofa.
Rescaldo da prova de Vendas Novas
Caros Leitores,
Já passaram 2 semanas desde que a prova se realizou... infelizmente o stress do dia-a-dia e o trabalho não deixaram muito tempo para fazer um rescaldo a tempo e horas. Mesmo assim não quero deixar passar a oportunidade de redigir alguns parágrafos acerca do assunto.
Antes de mais quero dizer que esta prova foi a minha estreia nos estalões de competição. Ao longo destes últimos dois anos tenho participado em escalões abertos, mas este ano resolvi federar-me e juntar-me a um clube. Portanto neste momento sou oficialmente um membro do Clube de Orientação e Aventura (COA), no escalão H21A!
O fim-de-semana começou bem cedinho. De minha casa até ao ponto de encontro marcado com outro pessoal são cerca de 60 minutos, pelo que tive que me levantar quase de noite :).
Cheguei ao ponto de encontro cerca das 8h25, 5 minutos antes da hora combinada, e já tínhamos Ori-bttistas no local. Passados uns minutos surgem mais dois colegas.
O céu já estava a ameaçar há um bom pedaço, e como não poderia deixar de ser, fomos brindados com uma chuvada valente enquanto esperávamos. No entanto a chuva lá acalmou e deu-nos espaço para arrumar as bicicletas no transporte.
Passando agora à prova: tratou-se duma prova com uma exigência física relativamente baixa. O desnível era praticamente inexistente, pelo que seria relativamente fácil "devorar" quilómetros. Digo "seria" porque muito embora a topologia do terreno fosse simples, o mesmo não se pode dizer da sua constituição: um terreno extremamente arenoso, que oferecia uma resistência à progressão bastante elevada.
O tipo de terreno foi, sem dúvida, o pior desta prova. Não houve praticamente nenhum troço sem areia, o que tornou a prova um pouco aborrecida de fazer. Foram inúmeras as vezes que foi necessário desmontar da bicicleta para fazer metros e metros a pé. Aliás, olhando para o mapa claramente percebemos que não havia nenhum troço de progressão boa (basicamente eram só caminhos tracejados). Eu pessoalmente não gostei muito da prova neste aspecto, pois o factor de diversão foi um pouco adulterado, na medida em que não havia grandes desafios em termos de terreno (não houve espaço para trilhos técnicos, porque ou era areia, ou era estradão simples).
Um outro pormenor menos positivo foi a presença de caçadores no domingo. Não é nada agradável andar pelo meio do mato sempre na expectativa de ser alvo de muito chumbo. Felizmente não sucedeu nenhum acidente, mas é sempre algo a lamentar. Em todo o caso devo dizer que a organização não pôde de todo ser responsabilizada por este infortúnio, já que a presença dos caçadores se deveu a uma antecipação de última hora da época de caça em uma semana.
A colocação de balizas este muito bem. Gostei bastante da distribuição de balizas, bem como dos locais onde foram colocadas. Aliás, aquela parte do percurso que passou junto ao lago foi fabulosa!
A organização esteve, dentro do possível, na normalidade. Eu tenho a apontar duas grandes falhas, a meu ver, que ocorreram:
- por um lado foi um pouco desagradável chegar ao fim da prova no segundo dia e receber um saco de papel com uma garrafa de água e um folheto lá dentro. Ou seja, o alimento sólido que nos estava destinado (uma barra de cereais) não foi fornecido a todos os atletas, sendo que os que terminaram mais tarde ficaram sem barras. O pormenor das lembranças também deixou um pouco a desejar... não é que seja algo muito importante, mas tendo em conta que a única coisa que recebemos foi um pequeno folheto de turismo, mais valia não terem dado nada.
- a segunda falha que quero apontar tem a ver com o abastecimento de água na zona da partida. No segundo dia eu estava a contar com esse abastecimento, já que no dia anterior a água abundava aí. No entanto quando cheguei à partida deparei-me com 2 ou 3 garrafões vazios e nada de água.
Tanto quanto me informaram, quer as barras quer o abastecimento de água são items que as organizações não são obrigadas a distribuir por regulamento. No entanto parece-me que seria de bom tom cuidar um pouco mais este aspecto, em especial o alimento sólido, quando a razão apontada para esta falha foi o facto de ter havido atletas que levaram 2 barras em vez de uma.
De um modo geral a prova teve um balanço positivo, mais que não fosse pelo facto de eu ter iniciado as minhas participações no H21A :). Não vou sequer mencionar a minha performance, já que não é propriamente motivo de orgulho, nem tão pouco algo que se queira exibir :). No entanto cá estarei para ir progredindo ao longo da temporada, sem grandes aspirações ao pódio, mas sempre com vontade de conseguir mais e melhor.
Já o clube conseguiu um honroso 3º lugar na classificação de clubes! Nada mau para começo de época!
O momento da partida, bem cedinho pela manhã:

Já no ponto de encontro, no Entroncamento, à espera do resto do pessoal:

Vê-se logo que é malta de orientação!:

O estandarte do COA:

Aí está o belo do carro vassoura, a exibir o estandarte:

Bússola a estrear:

Uma foto da partida no 1º dia:

Uma foto da chegada no 1º dia (vejam bem o terreno arenoso):

E eis chegados ao ponto de abrigo para a noite:

Uma breve saída após o jantar, para descontrair:

E por fim o descanso merecido:

Um pequeno vídeo para ilustrar a chuvada com que fomos presenteados durante a espera no Entroncamento:
Vejam mais fotografias e relato da prova no blog amigo Mulheres no BTT, dinamizado pela colega de equipa Teresa.
Já passaram 2 semanas desde que a prova se realizou... infelizmente o stress do dia-a-dia e o trabalho não deixaram muito tempo para fazer um rescaldo a tempo e horas. Mesmo assim não quero deixar passar a oportunidade de redigir alguns parágrafos acerca do assunto.
Antes de mais quero dizer que esta prova foi a minha estreia nos estalões de competição. Ao longo destes últimos dois anos tenho participado em escalões abertos, mas este ano resolvi federar-me e juntar-me a um clube. Portanto neste momento sou oficialmente um membro do Clube de Orientação e Aventura (COA), no escalão H21A!
O fim-de-semana começou bem cedinho. De minha casa até ao ponto de encontro marcado com outro pessoal são cerca de 60 minutos, pelo que tive que me levantar quase de noite :).
Cheguei ao ponto de encontro cerca das 8h25, 5 minutos antes da hora combinada, e já tínhamos Ori-bttistas no local. Passados uns minutos surgem mais dois colegas.
O céu já estava a ameaçar há um bom pedaço, e como não poderia deixar de ser, fomos brindados com uma chuvada valente enquanto esperávamos. No entanto a chuva lá acalmou e deu-nos espaço para arrumar as bicicletas no transporte.
Passando agora à prova: tratou-se duma prova com uma exigência física relativamente baixa. O desnível era praticamente inexistente, pelo que seria relativamente fácil "devorar" quilómetros. Digo "seria" porque muito embora a topologia do terreno fosse simples, o mesmo não se pode dizer da sua constituição: um terreno extremamente arenoso, que oferecia uma resistência à progressão bastante elevada.
O tipo de terreno foi, sem dúvida, o pior desta prova. Não houve praticamente nenhum troço sem areia, o que tornou a prova um pouco aborrecida de fazer. Foram inúmeras as vezes que foi necessário desmontar da bicicleta para fazer metros e metros a pé. Aliás, olhando para o mapa claramente percebemos que não havia nenhum troço de progressão boa (basicamente eram só caminhos tracejados). Eu pessoalmente não gostei muito da prova neste aspecto, pois o factor de diversão foi um pouco adulterado, na medida em que não havia grandes desafios em termos de terreno (não houve espaço para trilhos técnicos, porque ou era areia, ou era estradão simples).
Um outro pormenor menos positivo foi a presença de caçadores no domingo. Não é nada agradável andar pelo meio do mato sempre na expectativa de ser alvo de muito chumbo. Felizmente não sucedeu nenhum acidente, mas é sempre algo a lamentar. Em todo o caso devo dizer que a organização não pôde de todo ser responsabilizada por este infortúnio, já que a presença dos caçadores se deveu a uma antecipação de última hora da época de caça em uma semana.
A colocação de balizas este muito bem. Gostei bastante da distribuição de balizas, bem como dos locais onde foram colocadas. Aliás, aquela parte do percurso que passou junto ao lago foi fabulosa!
A organização esteve, dentro do possível, na normalidade. Eu tenho a apontar duas grandes falhas, a meu ver, que ocorreram:
- por um lado foi um pouco desagradável chegar ao fim da prova no segundo dia e receber um saco de papel com uma garrafa de água e um folheto lá dentro. Ou seja, o alimento sólido que nos estava destinado (uma barra de cereais) não foi fornecido a todos os atletas, sendo que os que terminaram mais tarde ficaram sem barras. O pormenor das lembranças também deixou um pouco a desejar... não é que seja algo muito importante, mas tendo em conta que a única coisa que recebemos foi um pequeno folheto de turismo, mais valia não terem dado nada.
- a segunda falha que quero apontar tem a ver com o abastecimento de água na zona da partida. No segundo dia eu estava a contar com esse abastecimento, já que no dia anterior a água abundava aí. No entanto quando cheguei à partida deparei-me com 2 ou 3 garrafões vazios e nada de água.
Tanto quanto me informaram, quer as barras quer o abastecimento de água são items que as organizações não são obrigadas a distribuir por regulamento. No entanto parece-me que seria de bom tom cuidar um pouco mais este aspecto, em especial o alimento sólido, quando a razão apontada para esta falha foi o facto de ter havido atletas que levaram 2 barras em vez de uma.
De um modo geral a prova teve um balanço positivo, mais que não fosse pelo facto de eu ter iniciado as minhas participações no H21A :). Não vou sequer mencionar a minha performance, já que não é propriamente motivo de orgulho, nem tão pouco algo que se queira exibir :). No entanto cá estarei para ir progredindo ao longo da temporada, sem grandes aspirações ao pódio, mas sempre com vontade de conseguir mais e melhor.
Já o clube conseguiu um honroso 3º lugar na classificação de clubes! Nada mau para começo de época!
O momento da partida, bem cedinho pela manhã:


Já no ponto de encontro, no Entroncamento, à espera do resto do pessoal:



Vê-se logo que é malta de orientação!:

O estandarte do COA:

Aí está o belo do carro vassoura, a exibir o estandarte:

Bússola a estrear:

Uma foto da partida no 1º dia:

Uma foto da chegada no 1º dia (vejam bem o terreno arenoso):

E eis chegados ao ponto de abrigo para a noite:


Uma breve saída após o jantar, para descontrair:

E por fim o descanso merecido:

Um pequeno vídeo para ilustrar a chuvada com que fomos presenteados durante a espera no Entroncamento:
Vejam mais fotografias e relato da prova no blog amigo Mulheres no BTT, dinamizado pela colega de equipa Teresa.
2006/09/29
Partidas para a prova de Vendas Novas
As partidas para a prova de Vendas Novas já estão disponíveis no site da ADFA (http://oriadfa.no.sapo.pt/).
As horas de saída começam às 12h00 no sábado e às 9h00 no domingo.
A menos de 24 horas para o início da prova, só me resta desejar boa sorte a todos os participantes e esperar que o amigo S. Pedro esteja bem disposto este fim-de-semana e nos dê alguns raios de Sol para gozar a prova.
Até amanhã!
As horas de saída começam às 12h00 no sábado e às 9h00 no domingo.
A menos de 24 horas para o início da prova, só me resta desejar boa sorte a todos os participantes e esperar que o amigo S. Pedro esteja bem disposto este fim-de-semana e nos dê alguns raios de Sol para gozar a prova.
Até amanhã!
2006/09/22
Prazo de inscrições para Vendas Novas prestes a terminar
Caros leitores,
Termina já no próximo dia 24 de Setembro (Domingo) o prazo para as inscrições nos escalões de competição na prova de Vendas Novas.
Consultem a página http://oriadfa.no.sapo.pt/ para os procedimentos a cumprir para as inscrições.
Termina já no próximo dia 24 de Setembro (Domingo) o prazo para as inscrições nos escalões de competição na prova de Vendas Novas.
Consultem a página http://oriadfa.no.sapo.pt/ para os procedimentos a cumprir para as inscrições.
2006/09/18
Vendas Novas - inscrições com desconto terminam hoje
Avisam-se todos os leitores de que termina hoje o prazo de inscrição com desconto (e lembrança) para a prova de Ori-BTT de Vendas Novas.
Recordo que o valor da inscrição até 18 de Setembro é o seguinte:
FEDERADOS:
até 20 anos: 3€
mais de 20 anos: 5€
NÃO FEDERADOS:
até 20 anos: 5€
mais de 20 anos: 8€
Após esta data os preços da inscrição são os seguintes:
FEDERADOS:
até 20 anos: 5€
mais de 20 anos: 8€
NÃO FEDERADOS:
até 20 anos: 7€
mais de 20 anos: 10€
Portanto corram e inscrevam-se na prova!!!!
Recordo que o valor da inscrição até 18 de Setembro é o seguinte:
FEDERADOS:
até 20 anos: 3€
mais de 20 anos: 5€
NÃO FEDERADOS:
até 20 anos: 5€
mais de 20 anos: 8€
Após esta data os preços da inscrição são os seguintes:
FEDERADOS:
até 20 anos: 5€
mais de 20 anos: 8€
NÃO FEDERADOS:
até 20 anos: 7€
mais de 20 anos: 10€
Portanto corram e inscrevam-se na prova!!!!
2006/09/07
Classificação dos eventos de Ori-BTT de 2006
Podem consultar a classificação dos eventos de Ori-BTT de 2006 realizados sobre a égide da FPO, resultante da avaliação por parte da CAP (Comissão de Avaliação de Provas), neste link (documento PDF) .
2006/09/06
Calendário oficial de provas de Ori-BTT
Para que os leitores possam ter um acesso directo ao calendário de provas no Ori-BTT Blog, coloco aqui uma tabela derivada da tabela oficial disponível no site da FPO, contendo apenas as provas de Ori-BTT.
Dias | Designação | Local | Organizador | Obs |
2006 | ||||
30 Set e 1 Out | I Troféu OriBTT de Vendas Novas | Vendas Novas | ADFA | ![]() |
28 e 29 Out | I ORI BTT Cidade da Trofa | Trofa | GD4C | ![]() |
25 e 26 Nov | I Troféu O-BTT do CPA | Sintra | CPArmada | ![]() |
2007 | ||||
20 e 21 Jan | Troféu CIMO | Aldeia do Meco | CIMO | ![]() |
3 e 4 Fev | O 'O'-BTT do CPOC | Alenquer | CPOC | ![]() ![]() |
10 e 11 Mar | Campeonato Nacional de O-BTT | Alberg. dos Doze | NADA | ![]() |
12 e 13 Mai | I GP O-BTT do GCF | Figueira da Foz | GCF | ![]() |
26 e 27 Mai | Campeonato Ibérico de O-BTT | Grândola | CN Alvito | ![]() ![]() |
9 e 10 Jun | Prova FEDO | (a designar) | FEDO | ![]() ![]() |
![]() | Ranking da Taça de Portugal em Orientação em BTT ( Portugal Cup Event - O'MTB ) |
![]() | Ranking da Taça de Espanha em Orientação em BTT ( Spain Cup Event - O'MTB ) |
Subscrever:
Mensagens (Atom)