2006/10/14

Ori-BTT da Trofa: EXCLUSIVO localização GPS para os leitores

Caros leitores,

Um dos compromissos que eu assumi ao lançar este blog foi também o de fornecer as coordenadas GPS dos locais das provas, sempre que possível.

Graças ao Google Earth e à excelente informação que a organização desta prova fornece (falo do mapa detalhado da zona de concentração), consegui identificar as coordenadas exactas do local da prova.

Assim sendo disponibilizo desde já ficheiros que podem usar em conjunto com os equipamentos mais usuais de GPS.

A título de brincadeira eu criei vários waypoints com todos os pontos da zona de concentração ;).

Coordenadas para TomTom

Coordenadas para Garmin

Coordenadas para Google Earth


Para utilizarem o ficheiro para TomTom, devem descomprimir o ficheiro .ZIP que vos disponibilizo. Esse ficheiro .ZIP tem dois ficheiros lá dentro: um BMP e um .OV2.
O ficheiro .BMP é o ícone que é mostrado no mapa e que denuncia a localização dos pontos. O ficheiro .OV2 tem as coordenadas propriamente ditas.
Para porem isto a funcionar no TomTom basta colocar os dois ficheiros (.BMP e .OV2) na mesma pasta que o mapa. Para quem tem o Iberia Plus, a pasta é mesmo Iberia_Plus, na raíz do cartão de memória.

No caso do ficheiro para Garmin (.GPX), basta usarem um software da Garmin recente (MapSource) que permita o upload de waypoints (para quem não tiver a versão mais recente, consulte este link para mais informações sobre actualizações do software). A Garmin disponibiliza gratuitamente outra aplicação para o upload de waypoints, chamada POI Loader.

Por último, o ficheiro para o Google Earth não tem "ciência" nenhuma. É só abri-lo com o programa que ficam logo a ver no mapa onde estão os diferentes pontos.

NOTA: todos os ficheiros estão disponibilizados dentro dum ZIP. Eu podia ter disponibilizado os ficheiros .KML e .GPX directamente, só que o Internet Explorer reconhece-os e tenta abri-los sem dar a possibilidade de os gravar logo. Assim sendo bastar-vos-á descomprimir os ZIP para obterem os ficheiros que realmente necessitam.

Espero que estes ficheiros vos sejam úteis. Caso tenham alguma dúvida, por favor insiram um comentário nesta mensagem, ou em último recurso contactem-me pelo email oficial do blog.

1 comentário:

Anónimo disse...

boa noite
eu também gostava de fornecer a amigos indicações através do programa gloogle hearth, contece que não sei como fazer o código para tal, gostaria que me desse um exemplo e apesar do meu blog ser do sapo em princípio não deve haver problema. Agradeço desde já a ajuda que me posa vir a dar. Cumprimentos Fanã